05/05/2011

O silêncio da vida



No início, é a capacidade de sonhar que se desvanece, devagarinho, quase sem darmos por isso. Depois, deixamos de ter expectativas, porque doem de mais, cada uma parece conduzir a mais um desengano, mais alguém que nos deixa magoados, perdidos perante a realidade. Depois, pouco a pouco, um pedacinho de cada vez, o silêncio instala-se dentro de nós, toma conta da alma e do coração, larga amarras e não parece que um dia parta.
Então submergimos nos dias, nas rotinas. Fazemos o que é esperado, sem levantar a voz, sem queixumes ou argumentações. Para quê? Não vale a pena.
E é quando chegamos aqui, a este momento exacto em que descobrimos com surpresa que nada parece valer a pena, que enco-lhemos como uma flor murcha, sentimos sem saber como, que definhamos por dentro, dia após dia.
Os outros dirão que ganhámos maturidade, que somos agora pessoas muito mais cordatas e pacificadoras. E nós acenamos com a cabeça, colamos o sorriso na cara e dentro de nós uma vozinha grita que não, que agora estamos a morrer e dantes vivíamos. Mas a vida é isto mesmo. Se calhar, o mesmo acontece àquele que trabalha ao nosso lado, à vizinha do terceiro andar, à amiga de toda a vida.
Mas evitamos falar do assunto, como se ao transformarmos este mal-estar em palavras, ele se tornasse muito mais real, muito mais concreto. É mais fácil assim. Sentamos à mesa e ouvimos os filhos falarem, tão cheios de certezas, tão seguros de si. E vêem-nos à memória o tempo em que também tínhamos certezas, o tempo em que não nos rendíamos, ah! Foi há tão pouco e parece ter sido noutra vida!

Luísa Castel-Branco

1 comentário:

  1. Olá, Amiga:
    mais uma prosa da "nossa" Luísa Castel-Branco e toda ela escrita de uma forma tão simples quanto compreensível.
    A Luísa é acusada de TUDO por aqueles que a acham "fútil" e "aproveitadora".
    Para mim ela escreve de uma forma tão "terra-a-terra" que EU a entendo perfeitamente e... GOSTO, GOSTO MUITO!...
    Seja ela da "linha de Cascais" ou da "Damaia-de-Baixo"...!!!
    Excelente postagem, Brisa.
    Abração e EXCELENTE Fim de Semana.
    Rui

    ResponderEliminar